Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

GEOPOLÍTICA E ECONOMIA DO PERIODO PÓS - SEGUNDA GUERRA



    “GEOPOLÍTICA E ECONOMIA DO PERIODO PÓS - SEGUNDA GUERRA”



      A Guerra fria foi um período de forte tensão e antagonismo entre as superpotências, Estados Unidos e União Soviética, que, no entanto, restringiu-se ao plano político, ideológico e diplomático, sem um confronto bélico de fato. A Guerra Fria estendeu-se de 1947, com a elaboração do plano Marshal e da Doutrina Truman, até 1989, com a queda do Muro de Berlim.
     Na época a paz era impossível, porque as superpotências tinham interesses políticos e econômicos antagônicos e cada uma delas tentava expandir sua respectiva zona de influência. Entretanto, a guerra era improvável, porque, caso acontecesse, seria uma luta sem vencedores, pois as armas nucleares destruiriam todo o planeta.
     No pós-guerra, o papel do Bird – (Banco Internacional de reconstrução e Desenvolvimento) – mais conhecido como banco mundial, foi o de financiador da reconstrução dos países aliados aos Estados Unidos e posteriormente, passou a se encarregar de financiamentos, em longo prazo, de projetos visando ao desenvolvimento dos paises membros. O FMI – Fundo Monetário Internacional – Tinha como objetivo conceder empréstimos de curto prazo para pagar a divida externa de países membros com problema. Deveria zelar também pelo bom funcionamento do sistema financeiro internacional, principalmente pela estabilidade das moedas e do câmbio.
     O plano Marshall, idealizado em 1947 pelo então secretário de Estado norte-americano George C.Marshall, consistiu na canalização de bilhões de dólares (em torno de U$ 12 bilhões entre 1948 e 1952) aos aliados da Europa Ocidental. Visava recuperar a economia desses países, que fora devastado pela Segunda Guerra, consolidando a hegemonia norte-americana no bloco ocidental e garantindo fluxo de produtos e capitais de suas empresas nesses mercados. Além desse  interesse econômico, o plano converteu-se, ao consolidar as economias capitalistas, num sustentáculo da Doutrina Truman, que visava conter a expansão da influência soviética na Europa Ocidental.
     O Conflito Leste X Oeste tinha uma forte conotação geopolítica e ideológica durante a Guerra fria. Opunham-se as duas superpotências e seus respectivos sistemas sociais, econômicos e políticos, definindo as zonas de influencia da União Soviética, socialista com regime de partido único, e dos Estados Unido, capitalista com regime democrático.
     O conflito Norte X Sul caracteriza a oposição entre os paises desenvolvidos e os subdesenvolvidos, ou também chamados países ricos e países pobres, respectivamente, apesar de não evidenciar a oposição de classe entre ricos e pobres, que é bastante acentuada nos países subdesenvolvidos, mas que também existe nos países desenvolvidos. Com o fim da guerra fria o conflito Leste X Oeste, que era essencialmente geopolítico-ideologico, aflora de forma clara o conflito Norte X Sul que é predominantemente de natureza econômica.
     Os principais símbolos da ordem mundial no período da Guerra Fria foram à Alemanha dividida, o Muro de Berlim, a bipolarização militar, muito nítida na Europa separada pela Cortina de Ferro, Com a OTAN de um lado e o Pacto de Varsóvia do outro etc.
     Hoje vivemos num mundo multipolar, O fato, porém, é que com o final da Guerra Fria e da bipolaridade entre as duas superpotências, o mundo ficou mais instável, imprevisível e emergiram novos focos de tensão, como é o caso dos conflitos étnicos e dos ataques terroristas.
                          “A palavra de Deus é o manual do Cristão”- Nelson.

Alagoa Grande - Vale do Paó