USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA
A sociedade do século XXI caracteriza-se por novas formas de relacionamento social, baseada nas redes sociais. Cada vez mais cedo, computadores, celulares, tablets e outros aparelhos digitais fazem parte da vida e do cotidiano de crianças e adolescentes brasileiros. No país, a idade do primeiro acesso à internet é, em média, entre nove e dez anos. Metade dos jovens afirma-se conectar-se à rede diariamente. Esse fato também é observado com os nossos alunos da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Padre Hildon Bandeira, é comum a maioria dos alunos tanto os que moram na zona urbana e rural fazer uso das redes sociais.
“A priori”, senti a necessidade de fazer uma abordagem sobre as Redes Sociais, em seguida foi trabalhado um texto informativo, “Redes Sociais e a Tecnologia na Sociedade e na Escola.” Como recurso metodológico foi feito um levantamento por meio de um breve questionário sobre o uso das ferramentas tecnológicas na escola e na sala de aula, num universo de quarenta e dois alunos, pertencentes à escola onde leciono Padre Hildon Bandeira, 3º ano do ensino médio noite, envolvendo questões objetivas e algumas de forma aberta, onde o alunado pudesse opinar sobre algumas questões conforme vide em anexo no final deste relatório. Foram aplicados questionários com alunos da faixa etária de dezoito a dezenove anos, a maioria é do sexo feminino, não são repetentes, mora na zona urbana, um pequeno número de quase 20 por cento é da zoa rural. A maioria dos alunos tem acesso à internet em casa, possui perfil na rede social. O FACEBOOK foi à rede social mais citada pelos alunos, a maioria acessam a internet nos finais de semana, identificando a importância de um instrumento de socialização comunicação e rever parentes e amigos que moram distantes, até noutras regiões. Acharam importante a utilização das ferramentas tecnológicas em todos os níveis e séries na educação escolar. A pesquisa foi realizada durante o mês de Agosto, para realizar as sucessivas observações e aplicação de questionários.
Durante o período trabalhado constatei que foi bastante pertinente o uso das ferramentas tecnológicas na escola e na sala de aula, pois no processo de ensino aprendizagem dos alunos utilizamos o computador, celular, data show, blogs e outros disponíveis. Criamos o blog educacional “GEOGRAFANDO PHB”, acessado através do link: http://www.geografandophb.blogspot.com e email:geografandophb@bol.com.br/ para contato direto com o corpo discente no tocante as atividades educacionais da disciplina. O surgimento e a utilização de novas tecnologias como jogos, comunidades virtuais, blog e redes sociais, contribuem para despertar o interesse dos alunos a participar mais ativamente das tarefas propostas pelo professor, melhorando também a relação professor aluno em sala de aula.
Instrumento da Pesquisa:
Profº: Nelson. Alunos: 42. Turma: 3º Ano E. Turno: Noite. Escola: E.E.E.F.M.P.H.B.
Tema Geral: Uso das Ferramentas Tecnológicas na escola e em sala de aula. Questões:
1-Você já pensou como seria o mundo sem o computador, vídeo game, telefone celular, DVD, internet ou outra ferramenta de mídia?
a.( ) seria um verdadeiro fracasso em tudo de bom que a vida nos oferece;
b.( ) seria bem melhor e de forma nostálgica usando o telégrafo, cartas e outros;
c.( ) não saberia responder pois não sei como puderam viver tanto tempo sem eles.
2-O que você entende por “Redes Sociais”:
a.( ) são um meio de se conectar a outras pessoas na internet;
b.( ) um grupo de pessoas fechadas dentro de um ambiente educacional;
c.( ) não tenho a menor noção do que se trata.
3- Você tem acesso à internet somente:
a.( ) na escola;
b.( ) em casa;
c.( ) em lan house;
d.( ) outros lugares;
e.( ) nunca acessei a internet.
4-Você tem algum perfil em rede social? Caso de afirmativo cite o nome da rede social:
a.( ) sim......................................................
b.( ) não
5- Com que frequência você navega na internet:
a.( ) diariamente e a qualquer horas;
b.( ) somente em fins de semana;
c.( ) outros momentos
6- As redes sociais podem ajudar na educação?
a.( ) sim
b.( ) não
7- Os professores devem utilizar as ferramentas tecnológicas em sala de aula?
a.( ) sim
b.( ) não
8- Você acessa algum blog educacional da escola? Em caso de afirmativo, cite o nome dele:
a.( ) sim ............................................................
b.( ) não
9- Como o celular pode servir como ferramenta educacional?
a.( ) facilitando o seu uso para pesquisas solicitadas pelo professor(a);
b.( ) não possui nenhuma eficácia como uso educacional.
10- O Que você acha do uso das Tics (Tecnologia da Informação e Comunicações) nas salas de aulas?
a.( ) importante, precisamos acompanhar a modernidade na onda da globalização;
b.( ) sem importância, só serve para deixar mais preguiçosos diante dos trabalhos;
c.( ) minha opinião é ........................................................................................................
Meu agradecimento pela sua participação!
Profº Nelson.
Através desse relatório procurei mostrar um trabalho junto ao ambiente coorporativo de aprendizagem do e-proinfo, curso introdução a educação digital 2013. Sob o tema “O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula”. Sua importância no dia a dia pra fins didáticos pedagógicos. Participamos de várias discussões publicando material no blog educacional “Geografando PHB” e interagindo também. Pois vivemos numa sociedade de informação e de estímulos do senso crítico.
O resultado de tudo isso é que foi bastante proveitoso, onde a uso das devidas ferramentas para facilitar o trabalho pedagógico na escola e na sala de aula por todos nós imigrantes virtuais diante dos nativos virtuais.
Referências:
MEC – e-proinfo; Curso; Introdução A Educação Digital 2013 (nte Campina GrandePb).
Secretaria de Educação a Distancia – Ministério da Educação. Proinfo Integrado.
Secretaria de Estado da Educação e Cultura – Gov. da PB